Sobre o Projeto 

O projeto Direito à paisagem e prática da cidadania no Rio de Janeiro e Recife: política urbana, democracia e formação de espaços políticos em metrópoles brasileiras conta com recursos do Edital Universal do CNPq e teve sua execução iniciada em agosto de 2017. Ele é coordenado pelo Geoppol - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território - do Departamento de Geografia da UFRJ, com a parceria do LECgeo - Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política da UFPE. 

A partir da dinâmica recente da política da paisagem no Rio de Janeiro e Recife o projeto tem como objetivo analisar o processo e os impactos da construção de novos instrumentos de política nas cidades brasileiras, os grupos e movimentos que incluem em sua pauta a gestão da paisagem, observando os discursos, práticas e espaços políticos mobilizados na construção da ideia de direito à paisagem.

Três eixos de pesquisa são centrais aqui: Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Intervenções Urbanas

Entre os objetivos do projeto também está o de gerar uma metodologia de trabalho para futura aplicação em demais metrópoles brasileiras. 

APOIOS INSTITUCIONAIS E

PARCERIAS