Integrantes

Rafael.jpg

Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996 e 1997), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 2005), com estágio no Laboratório Société, Environnement et Territoire, do CNRS, na Université de Pau et des Pays de l'Adour, França. Atualmente é Professor do Departamento de Geografia da UFRJ, do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. É pesquisador do Geoppol - Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território -, no Departamento de Geografia da UFRJ. Membro do ICOMOS (International Council on Monuments and Sites), atuou em vários projetos na área de patrimônio cultural. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, PPGG/UFRJ (Nível 7 da Capes), desde agosto de 2017. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Patrimônio Cultural e Política da Paisagem.

Rafael Winter Ribeiro

Coordenador

Ina.jpg

Professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o GEOPPOL - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território. Tem experiência na área de Geografia Política, desenvolveu estudos sobre o discurso político e o regionalismo na Região Nordeste. Atualmente pesquisa as relações entre o sistema político-institucional e o território, com foco nas escalas políticas e na democracia como problema conceitual e espacial. Nesta perspectiva emergiram as questões relativas ao espaço político e as diferentes formas que ele assume na relação entre a política e a ordem espacial, o que tem estimulado aprofundamento teórico conceitual e também empírico sobre esses espaços políticos.

Iná Elias de Castro

Caio.jpg

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), sob orientação de José Grabois e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), sob orientação de Iná Elias de Castro, tendo realizado Doutorado-sanduíche na França (Université de Pau et des Pays de lAdour), sob orientação de Vincent Berdoulay. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordena o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), grupo de estudos interdisciplinar com foco em Geografia Humana, Social e Cultural fundado em 2008. Realizou estágio pós-doutoral financiado pela CAPES (2013-2014) na School of Global Studies da Universidade de Sussex, Reino Unido, com o professor Simon Rycroft, acerca de paisagem, natureza e representação. É sócio do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, desde 2013. Possui experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Cultural, e interesse nos temas: Nordeste brasileiro, sertão, semiárido, plantation canavieira, retórica da paisagem, paisagem cinematográfica, patrimonialização da paisagem e espaço público.

Caio Augusto Amorim Maciel

Dirceu.jpg

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Foi professor do Instituto Federal de Pernambuco, no curso de Gestão Ambiental, modalidade EaD e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, no curso de Turismo. Atualmente desenvolve projeto de pós-doutorado no PPGG/UFRJ. Tem experiência na área de Geografia e Planejamento Urbano, com ênfase em Geografia Humana, Geografia Política e Patrimônio Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: paisagem cultural, geopolítica crítica, e patrimônio mundial.

Dirceu Cadena de Melo Filho

Mariana.jpg

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2013) e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal Rio de Janeiro (UFRJ - 2011). Atuou como Docente I na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) entre (2012 - 2016). Atualmente é docente no Instituto Gay Lussac e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território - Geoppol. No doutorado, vem pesquisando as políticas públicas de patrimônio em Olinda e participou entre 2016/2017 do programa doutorado sanduíche na Universidade Paris IV- Sorbone. Ao longo da carreira dedicou-se aos temas: Geografia e Patrimônio, Gestão do Território, Políticas Culturais, entre outros.

Mariana Vieira de Brito

Pablo.jpg

É graduando em Geografia pela UFRJ e bolsista do Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território), no Departamento de Geografia da UFRJ. Mestre em Geografia pela UFRJ. Atua na área de paisagem cultural e patrimônio, estudando como parques públicos tem sido apropriados para a construção de novos discursos na paisagem, no âmbito da cidade do Rio de Janeiro.

Pablo Oliveira Carneiro

Adriano.jpg

Doutorando e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Geografia (Licenciatura) pela mesma universidade. É Professor de Geografia da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio de Janeiro e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território - GEOPPOL, do Departamento de Geografia da UFRJ, coordenado pela Professora Doutora Iná Elias de Castro. É orientado pelo Professor Doutor Rafael Winter Ribeiro - Vice-coordenador do GEOPPOL. Tem interesse nas áreas de Geografia Política, Geografia Cultural, Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, bem como em estudos sobre o tema das favelas, sobretudo aqueles relacionados às favelas cariocas.

Adriano Santos Soares

Andrea.jpg

ossui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1984) e Mestrado no Programa de Pós-graduação em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/PROURB/UFRJ (2005). Trabalhou no Grupo de Arquitetos Associados/GAA entre os anos de 1984 e 1992, desenvolvendo projetos de arquitetura comercial. Prosseguiu até 1996 como arquiteta autônoma, atuando ainda na mesma área. Foi arquiteta paisagista na Fundação Parques e Jardins/FPJ, de 1998 até 2014, onde ingressou por concurso realizado em 1996 para contratação de técnicos para Secretaria de Meio Ambiente. Trabalhou elaborando projetos para espaços livres públicos do Rio de Janeiro, especialmente praças. Lecionou durante os anos de 2006 e 2007 na Faculdade de Arquitetura/UFRJ, as disciplinas Paisagismo 1, que faz parte do Trabalho Integrado 1, e Análise da Forma Urbana e da Paisagem. Trabalha no Instituto Rio Patrimônio da Humanidade desde 2014, quando gerenciou até dezembro de 2016 o Escritório Técnico da Paisagem Cultural, responsável pela gestão municipal do Sítio Rio Patrimônio Mundial, declarado pela UNESCO em 2012 como paisagem cultural. Desde o início de 2017 está lotada na Subgerência de Arqueologia - SUBAR/IRPH, participando da implantação do LAAU - Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana, responsável pela guarda e curatoria do acervo do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO em 2017. Desde setembro de 2018 está licenciada para estudos de doutoramento em Estudos da Paisagem no Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais, na Universidade do Minho.

Andrea de Almeida Rego

Jardel.jpg

Bacharel, licenciado, mestre e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Ao longo da graduação dedicou-se aos temas: Geografia e Patrimônio, Gestão do Território, Políticas Culturais, entre outros. No mestrado, analisou o processo de patrimonialização da cidade de Paraty e as políticas públicas de preservação no Brasil. Atualmente, em seu doutoramento, discute a relação entre sociedade e natureza na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território - Geoppol.

Jardel Sandy 

João.jpg

Cursa Geografia pela UFRJ. Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Pedro Monção da Silva Pires

2013_Photo_Identité_3.jpg

Arquiteta DPLG (2006) e Doutora em Gestão do Espaço e Urbanismo (2015). A partir de sua pesquisa de doutoramento, sobre a constituição da paisagem da cidade do Rio de Janeiro em articulação com os esforços para obtenção de um título internacional (Patrimônio Mundial da Unesco) e a recepção de mega eventos, tem interesse nas dimensões políticas e territoriais das transformações urbanas que se efetuam através de processos de patrimonialização em conjunto com os desafios para o desenvolvimento sustentável e de competitividade internacional. 

Seguindo uma postura antropológica, desenvolve suas pesquisas pondo ênfase na articulação de escalas espaciais e temporais, assim como no jogo de atores que tomam lugar nos processos de transformações espaciais observados. Segue sua pesquisa sobre a dimensão política da paisagem e dos usos do patrimônio através de estudos sobre o projeto Grand Paris e o Jogos Olímpicos de 2014, como pesquisadora membro do LAA-LAVUE UMR CNRS 7218 (http://www.laa.archi.fr/_Zamant-Veronique_?id_mot=1?id_mot=28)

Atualmente é Maître de Conférences Associé na École Nationale Supérieure d'Archicteture de Paris-La Villette, além de atuar como arquiteta num grande escritório de arquitetura parisiense. 

Véronique Zamant

Rachel.jpg

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Mestrado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2009), Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - 2006). Professora Docente I da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME). Atua principalmente nas seguintes áreas: Geografia Cultural, Geografia Histórica, Patrimônio Cultural. História Ambiental, História do Pensamento Geográfico e Ensino de Geografia.

Rachel de Almeida Moura

Vitor.jpg

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é formado em Geografia (licenciatura) pela UFRJ, com mobilidade acadêmica na Universidad de Sevilla (Grado en Geografia y Gestión del Territorio). Membro do Grupo de Pesquisas sobre Políticas e Território (GEOPPOL), Departamento de Geografia, UFRJ. É professor do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II (Instituto Federal de Educação), com regime 40h DE, campus São Cristóvão III. Já atuou profissionalmente como Agente de Pesquisas e Mapeamento no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e em instituições de ensino da rede privada. Tem interesse nas áreas de Geografia Urbana, Epistemologia da Geografia, Patrimônio e Paisagem, Ensino de Geografia e Cartografia Escolar . Atualmente, no Colégio Pedro II, além da regência de turmas de ensino médio, desenvolve atividades de pesquisa e extensão em parceria com a UERJe orienta bolsistas de iniciação científica junior, bem como coordenada o programa de monitoria de geografia do campus SCIII.

Vitor Soares Scalercio

Alan.jpg

Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Paisagem Política e Patrimônio. Atua como bolsista no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Política e Território (GEOPPOL), no Departamento de Geografia da UFRJ. Mestrando em Geografia pela UFRJ. Atualmente, debruça-se sobre como a paisagem entra na pauta de políticas públicas direcionadas para gestão das cidades.

Alan Guedes da Cruz

Priscila.jpg

Geógrafa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Mestrado e Doutorado em Geografia pela UFPE. Pesquisadora com estágio pós-doutoral ligado ao programa de pós graduação em Desenvolvimento Urbano-UFPE, onde desenvolve pesquisa sobre mercado imobiliário em centro histórico, com 1 ano e 11 meses concluídos de pós-doutorado. Pesquisadora do Laboratório de estudos sobre Espaço e Cultura ? LECgeo/UFPE, com pesquisa sobre o tema imagem e patrimônio. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase, práticas territoriais-ambientais e conflitos, cultura e espaço rural semiárido, paisagem e patrimônio, centro histórico e mercado imobiliário, fotografia e geografia. Possui curso técnico de fotografia e vem atuando como fotografa em projetos de pesquisa tanto na universidade como no ambiente das artes e cultura popular.

Priscila Batista Vasconcelos

Pedro.jpg

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGG) da UFRJ e vinculado ao Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território). Atua na área de paisagem cultural e patrimônio, voltado à utilização de mirantes nas políticas públicas e seu papel na paisagem do do Rio de Janeiro.

Pedro Henrique dos Santos Fernandes

Bianca.jpg

Cursa Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UFRJ. Atualmente é bolsista de iniciação científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL).

Bianca do Espírito Santo Ferreira

Gabrielle.jpg

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, bolsista de iniciação científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política, na relação entre paisagem e políticas públicas..

Gabrielle Alves Reis

Gilberto.jpg

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa do GEOPPOL (Grupo de Pesquisas em Política e Território), onde  desenvolve pesquisa em Geografia Política, com ênfase em políticas da paisagem na escala municipal; possui atuação na área do direito urbanístico.

Gilberto Hermínio da Silva Filho

Pedro T.jpg

Cursa Geografia pela UFRJ. É voluntário no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Tavares

David.jpg

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), com estágio desenvolvido na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (2009-2010). Mestre em Geografia, com curso desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco (2014). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, iniciado em 2015, com estágio de doutorado no Instituto de Geografia Alpina, Grenoble, França. Pesquisador vinculado, desde 2010, ao Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo/UFPE), e, desde 2015, ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política e Território (GEOPPOL/UFRJ). Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, Política e Cultural.

David Tavares Barbosa

APOIOS INSTITUCIONAIS E

PARCERIAS